39ª edição - 15 a 19 de maio de 2024
UMA CELEBRAÇÃO
DA PLURALIDADE DOS POVOS QUE COMPÕEM A CULTURA BRASILEIRA, EM PROL
DE UMA CAUSA NOBRE.
Honrar a diversidade dos povos que compõem a cultura brasileira, com uma causa nobre em mente, certamente culminaria em um grande evento. Esse é o caso da Festa das Nações, uma celebração anual que acontece em Piracicaba em colaboração com a Prefeitura Municipal, organizada pela Secretaria Municipal de Governo e promovida pelo Fundo Social de Solidariedade.
A FESTA DAS NAÇÕES
Há quatro décadas, a Festa das Nações tem sido o maior evento filantrópico, cultural e gastronômico da região de Piracicaba, e faz parte do calendário turístico oficial da cidade, com datas programadas para acontecer durante a época de temperaturas amenas, geralmente em meados do mês de maio.
Em 1983, a Festa foi concebida através da colaboração da então presidente do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba – FUSSP, Rosa Maria Bologna Maluf, com o Centro de Obras Sociais de Piracicaba – CEOSP, representantes de instituições beneficentes e o apoio das Secretarias Municipais da Prefeitura de Piracicaba.
Inicialmente, uma Comissão Organizadora estabeleceu conexões com as entidades que representavam as colônias de imigrantes em todo o estado de São Paulo, com o objetivo de descobrir as tradições e culturas de vários países, especialmente suas comidas típicas, danças, trajes e costumes.
O espaço do Lar Franciscano de Menores, onde a Festa era realizada, já não comportava mais o público que crescia a cada ano com o sucesso do evento. Em 1991, por este motivo, a administração municipal transferiu a Festa das Nações para o Parque do Engenho Central, aumentando não apenas a área, mas também o número de colônias imigrantes representadas por meio de restaurantes e danças folclóricas pelas entidades beneficentes.
Na 38ª edição da Festa das Nações em 2023, o público atingiu recorde com cerca de 86 mil pessoas, incluindo pagantes, voluntários e convidados, durante os cinco dias de duração do evento.
É importante destacar que, semanas antes da Festa das Nações, ocorre o lançamento do evento com a apresentação das rainhas que representam as entidades beneficentes e as nações. Além disso, no sábado que antecede o início da Festa, acontece o grande Desfile das Rainhas pela cidade de Piracicaba.
A Festa das Nações é um evento anual que mobiliza cerca de 22 entidades participantes e 5 mil voluntários, todos com idade superior a 18 anos. O compromisso do evento é não incentivar nenhuma forma de trabalho infantil, garantindo assim a integridade e o respeito pelos direitos das crianças. A participação de voluntários maiores de idade permite que o evento seja realizado de forma ética e responsável, respeitando as leis e as normas vigentes. Essa atitude também reforça a importância de promover ações que valorizem e protejam os direitos das crianças, criando um ambiente de respeito e proteção para todos.
Durante o evento, cada uma das entidades participantes, que trabalham em uma ou mais causas sociais, é responsável por oferecer serviços gastronômicos típicos de diferentes países, como forma de atrair o público. É importante ressaltar que toda a arrecadação da Festa é destinada às finalidades específicas de cada uma das entidades filantrópicas participantes.
A partir da 38ª edição, o evento está adotando medidas sustentáveis para reduzir seu impacto ambiental. Uma das ações é a gestão de resíduos, com a separação e pesagem por tipo de material, para que sejam definidas métricas que permitam uma análise mais detalhada e a criação de um plano para as próximas edições. Essa avaliação permitirá entender se será necessária a substituição de materiais utilizados no evento e outras ações necessárias para a redução de impactos ambientais. Com essas medidas, o evento busca contribuir para um futuro mais sustentável e consciente, promovendo ações responsáveis que possam ser replicadas em outros eventos e atividades.
A MISSÃO PRINCIPAL DA FESTA DAS NAÇÕES É ARRECADAR RECURSOS PARA AUXILIAR ENTIDADES BENEFICENTES QUE ATUAM EM DIVERSAS CAUSAS SOCIAIS, ALÉM DE SER O MAIOR EVENTO LOCAL DE INCENTIVO AO TRABALHO VOLUNTÁRIO. AINDA, A FESTA É TIDA COMO UMA VITRINE ONDE AS INSTITUIÇÕES SE APROXIMAM DAS PESSOAS E EMPRESAS, CRIANDO SINERGIA EM PROL DAS SUAS CAUSAS.
Cartazes
Edições anteriores