Seame traz os encantos da culinária portuguesa à 34ª Festa das Nações de Piracicaba

Toda a variedade de sabores da culinária portuguesa poderá ser vista e apreciada no Restaurante Portugal, mantido pelo Seame (Serviço de Apoio ao Adolescente com Medida So

A Rainha da Nação Portugal, Paola Sgarbiero
A Rainha da Nação Portugal, Paola Sgarbiero

cioeducativa).

Instituição mantida pela Diocese de Piracicaba fundada em 1981, o Seame presta atendimento a adolescentes que encontram-se em medidas socioeducativas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade e atende atualmente 280 jovens com idades entre 12 e 18 anos. Todo o trabalho é baseado conforme orientações preconizadas pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). A entidade também oferece suporte a crianças, adolescentes que encontram-se em situação de vulnerabilidade e risco social através do Projeto Preventivo, que atende atualmente 50 crianças e adolescentes com idades entre 10 a 18 anos. Em ambas as iniciativas, o trabalho é estendido também às famílias.

Para desenvolver suas atividades o Seame conta com uma equipe de Psicólogos, Assistentes Sociais, Monitores, Professores e de Casais Voluntários, que realizam visitas às famílias dos atendidos, além de uma Diretoria e de uma Equipe de Voluntários para promoções beneficentes.

Dentre as principais ações realizadas pela instituição, destacam-se atendimentos individuais a adolescentes e seus familiares; encaminhamentos dos adolescentes às instituições onde cumprirão a medida de Prestação de Serviços à Comunidade, com acompanhamento dos técnicos da entidade; acompanhamento e reinserção escolar e a condução para transporte (uma vez por mês) das famílias para visita aos filhos em unidades da Fundação Casa (Fundação Centro de Atendimento Sócio-Educativo ao Adolescente) fora de Piracicaba.

O Seame participa da Festa das Nações desde sua primeira edição. Em 2017 a instituição segue com o Restaurante Portugal, que traz novamente o Pastel de Bacalhau, sucesso de público em 2016. O cardápio tem ainda outras delícias do país do rio do Tejo: Bacalhoada, Bolinho de Bacalhau, Sardinha Escabeche e Doces Portugueses Artesanais preparadoss e servidos por cerca de 300 voluntários.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *