39ª edição - 15 a 19 de maio de 2024
Dedicado à culinária vegana e vegetariana, CVV inaugura o Restaurante Índia na Festa das Nações
O Restaurante Índia faz sua estreia na 34ª Festa das Nações de Piracicaba. Totalmente dedicado à culinária vegana e vegetariana, o espaço é mantido pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), entidade dedicada a oferecer apoio emocional e prevenção ao suicídio. A instituição participa pelo segundo ano consecutivo da Festa das Nações e contará em seu espaço com o trabalho de cerca de 120 voluntários.
Fundado em Piracicaba em 1982, o CVV realiza mais de cinco mil atendimentos anuais, feitos de forma voluntária por uma equipe especializada que atendem por telefone, e-mail, chat e Skype. “É um trabalho de valorização da vida, onde acreditamos que o desabafo e a conversa fraterna é a vacina que alivia as tensões. É sigiloso, onde o voluntário, não julga nem aconselha ou critica, mas aceita, compreende, apoia e, sobretudo, respeita os sentimentos alheios”, disse a integrante da entidade e uma das responsáveis pelo Restaurante Índia, Eliane Soares.
O CVV ainda organiza às sextas-feiras encontros do Gass (Grupo de Apoio aos Sobreviventes do Suicídio), onde são feitas conversas e trocas de experiências, proporcionando apoio mútuo para a quebra do silêncio em torno do problema, num ambiente de diálogo e acolhimento. “Esse modelo permite um ganho de qualidade de vida dos participantes e busca do equilíbrio emocional e mental”, explicou Eliane.
Cardápio sem ingredientes de origem animal
A entidade participou pela primeira vez da Festa das Nações no ano passado, com um quiosque de Comida Vegetariana e Vegana localizado no Armazém dedicado aos expositores de artesanato. Em 2017, agora com o Restaurante Índia, o CVV mantém a proposta dedicada ao público adepto a refeições sem ingredientes de origem animal ou mesmo quem procura variar o cardápio com opções saudáveis, saborosas e até mesmo inusitadas.
Algumas delas são as cozinhas de shimeji e jaca, além de itens típicos da culinária indiana, como a Samossa (pastel típico recheado com batatas, couve-flor e ervilha). Contemplam as opções os lanches vegetariano e vegano, quibe de abóbora e tortas e os chás de maracujá, hibisco e o Chai – também originário da Índia, feito à base de chá preto, leite e especiarias.
Sobre a 34ª Festa das Nações
Realizada desde 1983, a Festa das Nações de Piracicaba é considerada uma das maiores festas beneficentes do Estado. Toda renda obtida pelos Restaurantes é revertida integralmente às suas entidades responsáveis.
O evento é uma iniciativa da Fenapi (Associação Cultural Festa das Nações de Piracicaba) e Casa do Bom Menino, e é viabilizado com recursos da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e conta com promoção da Prefeitura de Piracicaba e Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba) e organização da Secretaria de Governo.
Conta com patrocínios Prata da Brahma, Caterpillar e Hyundai, Bronze da Ambiental Piracicaba, Arcelor Mittal, Caixa Econômica Federal, CJ do Brasil, Gás Express, Oji Papeis Especiais, Raízen e Unimed e apoios da Águas do Mirante, Delphi, Elring Klinger, Gabardo Transportes, Grupo Pirasa e Sicredi União PR/SP.